Av. José Caballero nº 245, Sala 62 - Santo André-SP 11 4432-3659

Serviços Pro-tech

Serviços


Nossos serviços de engenharia podem abranger diversas atividades, de acordo com as necessidades de cada projeto e cada cliente.

Dentre as atividades típicas de um projeto de Engenharia Industrial, podemos destacar:

PREMISSAS DE PROJETO

Importante etapa na definição de um projeto. A Pro-Tech pode auxiliar seus clientes na elaboração de escopos realistas e claros nas etapas iniciais de um projeto.



FLUXOGRAMAS DE ENGENHARIA

O chamado P&ID é talvez o principal documento de um projeto de engenharia industrial. Nele são representados todos os equipamentos de processo com todas as tubulações e acessórios que os interconectam, com dimensões, bitolas e materiais de construção. Também são representados neste fluxograma todos os instrumentos, malhas de controle e intertravamentos de segurança de um processo. É comum o P&ID ser “revisitado” por todas as demais disciplinas (Tubulação, Mecânica, Elétrica, Instrumentação etc.) ao longo do desenvolvimento de um projeto.

ANÁLISE ENTRE ALTERNATIVAS DE PROCESSAMENTO

No desenvolvimento ou seleção de um processo químico não é raro o aparecimento de diversas rotas de processamento tecnicamente viáveis. A alternativa selecionada está vinculada a fatores como custo de investimento, custo operacional, disponibilidade de matérias-primas, prazo de entrega de equipamentos, etc.



ESPECIFICAÇÕES DE INSTRUMENTOS

A exemplo das folhas de especificação de equipamentos, as folhas de especificação (ou folhas de dados) de instrumentos reúnem as informações necessárias (dados de processo, materiais, alimentação elétrica, protocolo de comunicação etc.) para que os sensores, indicadores, transmissores, controladores e válvulas de controle requeridos por um processo químico possam ser adquiridos com segurança.

BALANÇOS DE MASSA E ENERGIA

Através de cálculos de engenharia baseados na lei da conservação das massas, engenharia de reações químicas, termodinâmica, fenômenos de transporte e operações unitárias, as correntes de entrada e saída de matérias-primas, produtos e utilidades são definidas qualitativa e quantitativamente.



ESPECIFICAÇÕES DE EQUIPAMENTOS

Os resultados dos balanços de massa e energia e dos cálculos de dimensionamento de equipamentos são organizados nas chamadas folhas de especificação (ou folhas de dados). Compreendem informações de capacidade e desempenho desejado dos equipamentos de processo (bombas, vasos, colunas, agitadores etc.), bem como principais características dimensionais, construtivas e de materiais de construção, sendo responsáveis pela comunicação com o “meio externo” ao projeto (departamento de compras, fornecedores).

FLUXOGRAMAS DE PROCESSO

O fluxograma de processo, ou PFD, apresenta os principais equipamentos de um processo químico e como estes estão conectados entre si. As principais malhas de controle de processo também são indicadas neste documento. Os principais resultados dos balanços de massa e energia, como vazões, pressões, temperaturas, composições e cargas térmicas, são normalmente indicados em fluxograma de processos. Além de servir como subsídio para as demais fases do projeto (dimensionamento de linhas e equipamentos), em função de sua característica “didática” costuma ser utilizado inclusive após o projeto, no treinamento de operadores.



PLOTPLANS

A disposição física dos equipamentos é fundamental para a boa operabilidade, eficiência e segurança de um processo químico. Questões como espaçamento seguro entre equipamentos e limites de propriedade, movimentação de materiais e de pessoas são abordados nesta fase do projeto.

Cases

Acompanhe alguns projetos executados

Saiba mais